quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Plano de aula - Desenvolvendo um jogo para celular

Desenvolvendo Jogos para celular

 Objetivo: mostrar aos alunos como são criados programas para celular, especialmente os jogos, envolvendo não apenas conhecimento da linguagem de programação, como aspectos técnicos dos aparelhos, conhecimentos básicos de coordenadas e desenho de formas.

Conhecimento prévio: Programação na Linguagem de Programação Java e operação básica de celulares;

Conteúdo a ser abordado: Conceito de J2ME ou Java para Celulares; Aspectos técnicos de sistemas móveis; Como criar uma aplicação básica de celular com Java; Definindo conteúdos dentro da tela; Comandos básicos; Desenhando formas e Imagens com o componente Canvas; Estudo de Coordenadas Cartesianas físicas e relativas no Java; Definindo eventos de teclado e movimento de elementos na tela; Criando uma lógica de detecção de objetos na tela; Salvando uma aplicação móvel no celular.

Forma de avaliação: Exercícios práticos com base em exemplos apresentados de cada passo, e criação de um pequeno jogo de acordo com o que foi aprendido na aula.

Materiais/Equipamentos usados: Para o entendimento dos temas apresentados, um datashow é utilizado para apresentar os conteúdos, um quadro branco para a demostração de exemplos e compreensão de assuntos relacionados, como o entendimento de coordenadas cartesianas básicas e no contexto de sistemas computadorizados. Serão utilizados 15 computadores para que os alunos possam praticar os exemplos e criarem os exercícios

Prazo: 5 aulas expositivas de 1:30 hora cada.

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